domingo, 3 de julho de 2011

Energia Eólica no Brasil

Mapa do potencial eólico brasileiro que explica o porquê de existirem usinas eólicas somente no Sudeste (1 estado), Sul (3 estados) e Nordeste (5 estados).


Previsões mostram que até 2013 a capacidade do Brasil em produzir energia elétrica a partir da energia eólica quintuplicará, essas informações se baseiam no fato do grande crescimento econômico que o país vem tendo, isso está chamando, cada vez mais, atenção de empresários estrangeiros que vêem na energia eólica uma nova forma de empreendimento, como exemplo de empresas estrangeiras que tem investido nesse setor no Brasil temos a Wobben Windpower, Siemens, General Eletric (GE), Suzlon entre outras.

O aumento das necessidades do mercado brasileiro vem pressionando-o cada vez mais para que se invista em uma forma alternativa de energia, e como a energia eólica tem sido barateada e vem ganhando espaço nesse setor, o Brasil vem investindo pesado nela.

Com a crise que afetou principalmente os Estados unidos e a Europa,os investimento no setor de energia diminuíram e projetos de novas usinas não se concluíram, porém o Brasil por ter se recuperado rapidamente desse fato, seu mercado consumidor de energia cresceu 12% no ano.

Uma vantagem da energia eólica no Brasil é o fato dela utilizar a energia cinética dos ventos, o que pode ajudar nas regiões em que há período de seca e não é viável que se use apenas da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas como, por exemplo, o nordeste do Brasil.

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior, número superior ao dos Estados Unidos. A capacidade no fim de 2009 era de cerca de 600 MW. Em 14 de Dezembro de 2009, cerca de 1.800 MW foram contratados com 71 usinas de energia eólica, programados para serem entregues a partir de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário