quarta-feira, 29 de junho de 2011
VÍDEOS - Como Funciona a Energia Eólica?
Os três vídeos à seguir mostram, de uma maneira simples, como funcionam os mecanismos de um aerogerador, os tipos de turbinas existentes e, além de citarem vantagens e desvantagens da utilização de energia eólica, são compartilhadas outras informações interessantes.
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
Descrevendo o Funcionamento de Uma Usina Eólica
O vento gira uma grande hélice que é conectada a um gerador, produzindo eletricidade. Quando as turbinas de vento são ligadas a uma central de transmissão de energia, temos então a central eólica. A quantidade de energia que será produzida por uma turbina irá variar de acordo com o tamanho de suas hélices ou do local em que ela está instalada, para uma boa produção de energia, não são necessários somente ventos fortes, mas sim a regularidade deles e o fato de não sofrerem turbulências e nem estarem sujeitos a fenômenos climáticos como tufões (grandes massas de ar que se formam na atmosfera e giram em alta velocidade).
O trecho a seguir, retirado da seguinte FONTE, mostra como funcionam os mecanismos de uma turbina eólica mais simples possível:
- Pás do rotor: as pás são, basicamente, as velas do sistema. Em sua forma mais simples, atuam como barreiras para o vento (projetos de pás mais modernas vão além do método de barreira). Quando o vento força as pás a se mover, transfere parte de sua energia para o rotor;
- Eixo: o eixo da turbina eólica é conectado ao cubo do rotor. Quando o rotor gira, o eixo gira junto. Desse modo, o rotor transfere sua energia mecânica rotacional para o eixo, que está conectado a um gerador elétrico na outra extremidade;
- Gerador: na essência, um gerador é um dispositivo bastante simples, que usa as propriedades da indução eletromagnética para produzir tensão elétrica - uma diferença de potencial elétrico. A tensão é, essencialmente, "pressão" elétrica: ela é a força que move a eletricidade ou corrente elétrica de um ponto para outro. Assim, a geração de tensão é, de fato, geração de corrente. Um gerador simples consiste em ímãs e um condutor. O condutor é um fio enrolado na forma de bobina. Dentro do gerador, o eixo se conecta a um conjunto de imãs permanentes que circunda a bobina. Na indução eletromagnética, se você tem um condutor circundado por imãs e uma dessas partes estiver girando em relação à outra, estará induzindo tensão no condutor. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de imãs que, por sua vez, gera tensão na bobina. Essa tensão induz a circulação de corrente elétrica (geralmente corrente alternada) através das linhas de energia elétrica para distribuição.
Clique AQUI para ver uma ilustração sobre a produção de energia a partir de usinas eólicas.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Vantagens x Desvantagens
Entre as vantagens do uso de usinas eólicas podemos citar:
- Sua fonte é inesgotável, segura e renovável.
- Não há emissão de gases poluentes.
- As turbinas de vento não precisam de muita manutenção.
- Uma das fontes de energia mais baratas do mercado.
Para a comunidade e também para o estado onde são inseridos parques eólicos:
- Criação de empregos.
- Investimento em zonas desfavorecidas, pois os parques eólicos são, normalmente, instalados em áreas rurais que são menos povoadas.
- Compatibilidade com a utilização do terreno para agricultura e também pecuária.
- Reduz a dependência energética externa.
- Boa rentabilidade do investimento.
- Poluição sonora já que os ventos que batem nas pás produzem um ruído constante de até 43 decibéis.
- Impacto visual: a instalação de parques eólicos gera grande modificação da paisagem, principalmente para os moradores locais.
- Impacto sobre as aves do local, pois estas muitas vezes se chocam com as pás, além de ter um efeito no comportamento de migração desses animais.
- A dependência do vento, pois este nem sempre sopra de modo a atingir os níveis necessários de produção da energia. Muitas aves se chocam com as pás das usinas eólicas e morrem.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Como Se Formam os Ventos?
Para entender o funcionamento das usinas eólicas, é, primeiramente, necessário saber de onde surgem e como se formam os ventos, fonte de energia utilizada nesse processo.
O vento resulta do deslocamento de massas de ar que possuem diferentes níveis de aquecimento, e como consequência, diferentes pressões.
A animação presente no link a seguir mostra a movimentação dos ventos tanto em uma cidade, quanto na superfície do planeta Terra.
Clique aqui para ver a animação.
Assinar:
Postagens (Atom)